sexta-feira, 26 de agosto de 2011

COMUNICAÇÃO NO TRÂNSITO



É comum ao ser vivo a comunicação. 

Ao comunicar manifestamos nossos desejos e sentimentos com palavras, gestos, olhares e até mesmo com um suspiro podemos dizer e comunicar algo que queremos que o outro entenda como estamos nos sentindo. É natural a comunicação entre seres vivos, principalmente entre os homens que tem uma gama enorme de meios e símbolos para que tal comunicação aconteça, para se relacionar e demostrar sentimentos. A comunicação faz parte da vida social.

Os animais comunicam-se por gemidos, ruídos, latidos, mugidos, gestos e até mesmo olhares. Um cão sem precisar dar um latido, por gestos e olhares já indica que não gostou do outro cão ou de uma pessoa.

Nós seres humanos, além de gestos que podem ser dados por instintos, sem nossa percepção aparente, podemos expressar-nos através de palavras de forma bem inteligíveis e racionalmente. Assim, nossos sentimentos, desejos e emoções são manifestos. Podemos conversar com Deus, com animais, com plantas e nos sentirmos correspondidos    (os chamados desabafos) sem que tenhamos uma resposta. Podemos até conversar com a gente mesmo imagine só!

Em nossa vida social não é diferente, precisamos nos comunicar.

Comunicar com nosso chefe, com nossos subordinados, com amigos, colegas de trabalho e profissão, enfim, precisamos nos comunicar o dia todo e a todo  momento. 

Já imaginou você no Trânsito?

Já imaginou como é a comunicação no trânsito?

Que sinais usaria no trânsito para comunicar uma mensagem?

Como eu diria ao condutor que estarei mudando de direção?

Como direi ao pedestre que ele pode atravessar a via lateral, pois seguirei em frente na via em que estou trafegando?

No trânsito, a comunicação não é diferente. Ela é igual em todo lugar, ou pelo menos deveria ser. 

O trânsito é tão social quanto a praça que frequentamos aos domingos, as festas que participamos ou a igreja que frequentamos. 

Precisamos de comunicação a todo instante. No trânsito, as coisas precisam ser bem mais claras, pois, se a comunicação falhar, não existir ou for incorreta poderá causar danos materiais e pessoais.


Imagine o CARRO na via pública. É você na via.

Imagine outros CARROS na rua.  É você, seu vizinho, sua mãe, pai, amigo, eu. Somos nós.

Imagine todo elemento que compõe o trânsito:

Pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. E todos usufruindo do mesmo espaço, dentro de regras sociais e leis.

o trânsito é um lugar de cumplicidade. o trânsito é um lugar de conivência e convivência, de amizade e onde há amizade há o respeito.

Agora imagina você dentro dessa convivência, você é o CARRO azul que irá fazer uma manobra, irá mudar de direção ou faixa, como você procederia?

(Bom, à princípio, seria, como se fosse sair da sua sala e ir até a cozinha pegar um café, precisa passar pelo seu filho que está no meio do caminho brincando, e depois chegar na cozinha e pedir licença a sua filha que está entre o armário e o fogão, até que você alcance a garrafa térmica e peça a sua esposa que lhe dê um copo.) Você tem que comunicar, desviar, pedir licença e transitar para alcançar seu objetivo certo? 

Então, sendo você o condutor do carro, irá mudar de faixa ou direção, tem que saber pedir licença, desviar, transitar, comunicar para realizar a manobra e alcançar seu objetivo.

Ao entrar no carro e dar a partida, automaticamente você entrou numa sala de bate papo, entrou numa conversa, e por obrigação tem que comunicar suas intenções e pensamentos. 

Ao colocar o seu veículo em via pública, você assumiu a responsabilidade social de comunicar todos os seus atos na condução do veículo.


Portanto, terá que obrigatoriamente, usar as luzes indicadoras de direção, (setas) farol, gestos, luz de freios, pisca-alerta. 

Enfim, dizer aos pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas o que você irá fazer, desde o inicio do seu trajeto até a origem.


PENSE NISSO! COMUNIQUE SUAS INTENÇÕES E EVITE ACIDENTES

Nenhum comentário:

O GOVERNO TE ENGANOU

  Lançado em janeiro de 2022, com o início das operações em abril do mesmo ano, o Cerco Inteligente conta com 843 câmeras ativas em 290 pont...