sábado, 17 de setembro de 2011

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO ( CADA UM NO SEU QUADRADO)



Estamos entrando na Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro) e nada há pra comemorar.


O que é o Trânsito? 


Segundo o CTB, §1 =Trânsito é a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga e descarga.


E para concluir: §2  = o trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, ADOTAR AS MEDIDAS DESTINADAS A ASSEGURAR ESSE DIREITO. 


Quando alguém se forma numa faculdade de engenharia. Se torna um engenheiro. Outro se forma em medicina e se torna um médico.


Pode o engenheiro, ainda que tenha algum conhecimento básico de medicina, medicar alguém?
Pode o Médico, ainda que tenha conhecimentos básicos de engenharia, assinar uma obra?


Portanto, Cada um no seu quadrado.


No trânsito há engenheiros, médicos, donas de casa, operários, bancários, domésticas, estudantes, enfim, há todo tipo de gente, de profissionais e personalidades.


 "O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos" Todos temos o direito de ir e vir com segurança. 


"É dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito" nos proporcionar um trânsito seguro. E por conta disso esses órgãos e entidades  terão que ADOTAR AS MEDIDAS DESTINADAS A ASSEGURAR ESSE DIREITO. 


Se  a Carteira Nacional de Habilitação - CNH é uma concessão, o órgão tem a obrigação de adotar medidas para identificar se aquele que estar disposto a ser um motorista tem habilidades suficientes e comportamentos adequados para tal exercício em via pública no poder de um veículo em trânsito.


Cada pessoa que está em posse de uma habilitação foi autorizada pelo órgão ou entidade para tal. Por si só, ela não foi lá e pegou a CNH como se pegasse um volante de loteria.


Então, todo ato imprudentes de comportamento nocivos que foi cometido pelo motorista, foi autorizado pelo órgão pois este avaliou e aprovou.


Dirigir é um ato profissionalizante. 
Tanto é que existem os motoristas profissionais que exercem função remunerada, "Está indicado na CNH."


Tem que mudar a forma de obter a habilitação.
A forma de avaliação ou até mesmo a forma de identificação de um comportamento socialmente nocivo aceito.


Nem todos estão apto à dirigir.  Mas todos podem ser treinado para conduzir.

Nenhum comentário:

O GOVERNO TE ENGANOU

  Lançado em janeiro de 2022, com o início das operações em abril do mesmo ano, o Cerco Inteligente conta com 843 câmeras ativas em 290 pont...