segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

FORMAÇÃO DE CONDUTORES


FORMAÇÃO  DE CONDUTORES

O que é Formação de Condutores?

s.f. Ação ou efeito de formar ou  modo pela qual uma coisa ou pessoa se forma.
Exemplo de um oleiro formando um vaso de barro na sua técnica ou uma criança sendo formada no ventre materno.

A divisão quanto a formação é caracterizada da seguinte forma:

  • Formação familiar: a criança desenvolve a personalidade e caráter que o ajudará  na vida e decidir sobre suas raízes, tradições e comportamentos.

  • Formação inicial: correspondente ao ensino escolar e universitário, levando a um nível de formação que determinará qual profissão um indivíduo será capaz de exercer.

  • Formação para aprendizagem: um caso particular da formação inicial que consiste na alternância entre períodos de teoria e períodos de prática em uma companhia.

  • Formação profissional ou formação contínua: geralmente adotada para pessoas que já exercem uma atividade profissional e querem desenvolver suas capacidades.

  • Além da formação formal também temos várias maneiras de formações informais, nomeada autoformação que na França já é reconhecida graças à validação dos recursos.
Na área educacional regular a formação se dá pelos conhecimentos adquiridos e assimilados pelo aluno, que o possibilita a desenvolver uma linha de pensamento quanto a  sua função social, profissão ou cargo.

Na formação familiar, a criança desenvolve a personalidade e caráter que o ajudará  na vida e decidir sobre suas raízes, tradições e comportamentos. A formação familiar é de suma importância para que a pessoa tome decisões “certas”

Na formação ou instrução (formação de condutores) o conhecimento  que o candidato à Primeira Habilitação precisa e requer é da Formação para aprendizagem que é técnica e prática Nesta formação o instrutor, deverá desenvolver assuntos relativos à Legislação de Trânsito aplicado ao dia dia do futuro motorista e não apenas uma legislação teórica para passar em um exame.

O instrutor com experiência e conhecimentos e técnica de ensino teórico prático, deverá na formação do candidato à Primeira Habilitação, relacionar e  fazer com que o aluno assimila a sua formação familiar e formação inicial ao trânsito.

Esse candidato à Primeira Habilitação deverá entender que não é apenas dirigir o que importa e sim, saber ser um cidadão consciente de seus direitos e deveres sociais, civis e criminais relacionados ao trânsito.

Enfim, dá pra formar um condutor com 45h/a teórica/técnica?

Sim.

Pois o Instrutor não vai formar caráter e nem direcioná-lo a uma profissão e sim, educa-lo no sentido etimológico da palavra (ex ducere) = conduzir par fora. Isso implica que o instrutor deverá levar o aluno a desenvolver as suas potencialidades, aflorando conhecimentos antes adquiridos.

Todos nós, ainda que não tivéssemos família, ou trabalho, ou escola; sabemos por consciência o que deve ser feito ou não. O que é errado ou não.

O que é formação de condutor?

Formar condutor não é formar caráter ou personalidade é fazer do leigo um conhecedor técnico e prático em sua função, aqui no caso o motorista.

Art. 7º A formação de condutor de veículo automotor e elétrico compreende a realização de Curso Teórico-técnico e de Prática de Direção Veicular, cuja estrutura curricular, carga horária e especificações estão definidas no anexo II.(Resolução 168/04 do CONTRAN)

TEXTO DO  "MANUAL DO INSTRUTOR DE TRÂNSITO" - Autoria de Alexandre Basileis

Em Breve à venda nas livrarias!

Nenhum comentário:

O GOVERNO TE ENGANOU

  Lançado em janeiro de 2022, com o início das operações em abril do mesmo ano, o Cerco Inteligente conta com 843 câmeras ativas em 290 pont...