quarta-feira, 19 de agosto de 2015

PRIMEIROS SOCORROS EM EXAME PRÁTICO DE DIREÇÃO VEICULAR E O PREPARO DOS EXAMINADORES





Este mês me deparei com duas situações de emergência. 

Numa autoescola da Grande Vitória, mais precisamente na cidade de Guarapari, um aluno  com a idade de 50 anos, que assistia a aula de legislação de trânsito passou mal e desmaiou.

Tão rapidamente, o instrutor fez os primeiros socorros, acionou o SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (192) e agiu a tempo. Como na sala de aula havia um médico, ele solicitou que o mesmo assumisse o controle da situação e tudo encaminhou conforme manda o figurino em primeiros socorros que é:

  • Manter a calma; 
  • Acionar o socorro; 
  • Realizar alguma ação com a vítima (caso necessário)


Tudo Resolvido, aluno restabelecido, e nas mãos dos profissionais foi entregue para ser conduzido a um centro médico hospitalar.

Hoje, ainda na Cidade de Guarapari, outro incidente ocorreu. Porém, não foi numa sala de aula e nem numa aula Prática de Direção Veicular ( que por sinal estaria sob a responsabilidade da autoescola e do instrutor) e sim justamente na hora de um exame de Direção Veicular (que compreende que está agora, este aluno sob a responsabilidade do examinadores) não era um idoso ou uma pessoa de maior idade e sim uma aluna com seus 18 ou 19 anos que desmaiou no momento da avaliação no exame no momento da baliza.

Contrariamente ao ocorrido na sala de aula, onde o instrutor e outros alunos tomaram uma providencia rápida; no exame, o despreparo foi enorme por parte de quem deveria socorrer e apoiar. 

Um examinador pegou a jovem no colo e levo-a para dentro do veículo do governo do Estado e depois de uns 15 minutos sem sucesso de reanima-la, encostou um outro veículo (particular) ao lado e pegaram a jovem ainda desmaiada e levarão ela a um pronto socorro.

O que me parece é que, examinadores devem também, por conta da função, aprender a disciplina Primeiros Socorros, como é exigido ao o Instrutor de Primeira Habilitação, Reciclagem para Condutor Infrator, cursos especializados, entre outros.

Numa situação dessas não pode haver dúvidas no que fazer e como fazer é preciso agir e agir rápido com consciência e profissionalismo. 

Há uma necessidade de que algo seja revisto urgentemente; ou em cada banca haja entre os examinadores um socorrista, enfermeiro ou médico ou há a necessidade de os examinadores, que são representante do poder público, treinem primeiros socorros para que numa situação como esta, não pega-os de surpresa.

Pensar que é uma situação atípica e que não há necessidades de um especialista é um ideia errônea; afinal de contas, é o Estado ali aplicando as provas através dos examinadores de um órgão executivo de trânsito do Estado.

O que é Desmaio?

O desmaio acontece quando você perde a consciência por um curto período de tempo. O termo médico para o desmaio é síncope. Um desmaio geralmente dura de alguns segundos a alguns minutos.
Em alguns casos, o desmaio é precedido por sensações como vertigem, tontura,fraqueza náuseas. Uma recuperação completa geralmente leva apenas alguns minutos após o desmaio. Se não houver nenhuma condição médica subjacente causando-lhe a desmaiar, o tratamento não é necessariamente obrigatório.
Na maioria das vezes, os desmaios não indicam doenças graves. Mas, em algumas situações, ele pode ser um sintoma de um problema de saúde sério. De qualquer forma, os desmaios devem ser motivo para uma consulta médica, principalmente se acontecem episódios recorrentes, mais de uma vez por mês.

O que fazer se a pessoa desmaiar

Sendo jovem ou criança...
  • Deitar o jovem ou a criança e levantar as suas pernas pelo menos 40 cm;
  • Coloca-la de lado para ela não se engasgar, colocando em posição lateral de segurança;
  • Desapertar as roupas apertadas para que possa respirar;
  • Manter a vítima aquecida, colocando cobertores ou roupa sobre ela;
  • Deixar a boca destapada e evitar dar algo para beber.
Caso não recupere a consciência depois de 3 minutos, é importante chamar uma ambulância.

Veja alguns incidentes:

  • Aluna de auto escola morre após passar mal em aula prática


  • Aluna desmaia durante exame de baliza e carro só para ao bater em muro

Nenhum comentário:

O GOVERNO TE ENGANOU

  Lançado em janeiro de 2022, com o início das operações em abril do mesmo ano, o Cerco Inteligente conta com 843 câmeras ativas em 290 pont...