sábado, 22 de outubro de 2016

O VALOR DE UM PROFISSIONAL



Sempre que surge um problema, seja na saúde, trabalho, emprego, no fazer, no criar, no administrar, procuramos o profissional mais bem atualizado e competente do mercado.

Possivelmente, você não viajaria num avião, se antes de decolar, o piloto comunicar que aquela é a primeira viagem dele; possivelmente, você não faria uma cirurgia de alto risco com um médico que acabou de sair da faculdade, ainda que ele tenha todos os diplomas possíveis.

Queremos ver neste profissional suas competências. E competência é um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos éticos que permitem ao indivíduo desempenhar com eficácia e eficiência determinadas tarefas.

Falar sobre o profissional competente ou que tenha competência em determinado oficio é muito abrangente pois precisaríamos sondar não só sua capacidade cognitiva.

Mas podemos falar em competências básicas de um profissional que é fundada nos princípios técnicos e científicos, de caráter geral e são relativas à formação profissional. A exemplo de um instrutor de trânsito que acabara de se formar. Ele tem competências básicas para orientar um candidato à Primeira Habilitação em como passar num exame. Ainda que ele não seja bem-sucedido na empreitada. Mas a competência foi lhe dada ao concluir o Curso de Capacitação de Instrutor de Trânsito.

Ainda podemos ir mais além, do profissional que tem competências especificas. Ou seja, além da competência básica, ele tem a capacidade técnica que permite operar eficientemente os objetos e variáveis que interferem diretamente na criação do produto ou na prestação do serviço. Trata-se sobre o domínio dos conteúdos no âmbito do trabalho que desenvolve e a posse de conhecimentos específicos e gerais e de habilidades necessárias para atividade. A exemplo do profissional instrutor de trânsito, que além da competência básica adquirida no Curso de Instrutor de Trânsito, ele adquiriu outros conhecimentos que são agregados a suas atividades. Podemos chamar este profissional de capacitor.

Entre outras tantas competências que podem ser agregadas a este profissional que através de estudos, conhecimentos práticos e trabalhos desenvolvidos, ainda lhe cabe falar sobre seu diferencial entre outros profissionais que é a competência de gestão.

Competência de gestão é o conjunto das capacidades aplicáveis nas diversas formas metodológicas relativas à qualidade e à organização do trabalho e à condição de responder a situações novas e imprevistas dentro de sua atividade funcional.

Neste sentido, procurarei contratar o melhor profissional se quero minha empresa bem posicionada no mercado, se quero um serviço prestado de maneira eficiente e eficaz.

Tratando-se de instrutores de trânsito, diretores, recepcionistas ou secretárias (os) preciso senão alcançar e contratar os melhores, pelo menos treinar para que cumpram com os objetivos da empresa e que tenham a decência do autodesenvolvimento profissional.

Qual profissional queremos ser ou que queremos contratar para nossa empresa? Qual tipo de profissional você procura? Onde encontra-lo?

O profissional de hoje em dia precisa ter características para a geração de negócios para a empresa.

São pré-requisitos: agilidade, coletividade e capacidade de gerar valor agregado ao produto.

O profissional precisa ser multifuncional, polivalente, ter habilidade para trabalhar em equipe. Precisa ter inteligência, experiência e expertise, transformadas em valores éticos, e que tenha uma visão global mesmo que ele não trabalhe fora do país. Ao lado disso, ele precisa ser capaz de entender as estratégias de sua empresa. (campograndenews.com.br)

Não quero apenas um instrutor de trânsito que dê boas aulas práticas; eu preciso de um instrutor de trânsito que dê aulas práticas com valores agregados a sua vida profissional, pessoal e coorporativa.

Não quero ser apenas mais um profissional no mercado de trabalho, quero ser o profissional que faça a diferença no ramo onde exerço minhas atividades profissionais.

Então, qual o valor do profissional que agrega valores a sua marca, empresa ou produto? Valor de mercado? Salário engessado? Igual aos demais?

Portanto, Não meça o profissional com sua régua e sim com a dos seus clientes. Por que no final, todos queremos ser bons profissionais e queremos contratar os melhores, mas poucos irão ter ânimo para querer ser ou outros muitos não serão motivados a serem.

Alexandre Basileis é:
Professor, Teólogo, Pedagogo, Escritor, Consultor/analista de Trânsito,  Especialista em Metodologia de Ensino de filosofia e sociologia e Instrutor de Trânsito;

Experiência profissional:
Diretor de Ensino, Diretor Geral, Instrutor de Trânsito, Consultor analista de Trânsito, professor de ética e de ciência da religião;

Palestras:
Legislação de Trânsito, Segurança  e comportamento no Trânsito e educação de trânsito, Direção Preventiva;

Especialidades:
Metodologia de Ensino de Filosofia e Sociologia, Educação Inclusiva e Direito e Educação no Trânsito;

Serviços Prestados:
Consultoria técnica  pedagógica ao Senac /ES; ao Instituto Brasileiro de Estudos do Trânsito - IBETRAN em projetos, pesquisas e sinalização de trânsito; EDUCAR  CURSOS - professor

Nenhum comentário:

O GOVERNO TE ENGANOU

  Lançado em janeiro de 2022, com o início das operações em abril do mesmo ano, o Cerco Inteligente conta com 843 câmeras ativas em 290 pont...