quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

DIREÇÃO PREVENTIVA



O livro (Direção Preventiva) do professor Alexandre Basileis, está atualizado e disponível para venda.


Veja alguns trechos do livro abaixo


Primeiro, aprenda uma coisa, não há condução neutra. Sempre haverá um tipo de condução. Ou será uma condução Defensiva, ou Preventiva, ou Corretiva ou Agressiva, ou descuidadamente. Não há como ficar neutro.


Quando não conduzimos preventivamente, estamos dirigindo agressivamente ou descuidadamente. E qual a diferença entre elas?


Na condução agressiva, sou ativo na imprudência. Provoco a condução insegura e consequentemente provoco o comportamento temerário no trânsito. E quando dirijo descuidadamente, sou passivo na direção, sendo indiferente aos outros personagens da via. Minha condução despreocupada com a coletividade poderá provocar uma condução negligente.


Concluindo os termos apresentados até aqui sobre condução segura:

Direção Defensiva é uma técnica (habilidade) que aprendemos com alguns especialistas na prática de como sair de uma situação agressiva e alto risco no trânsito. É se defender de conduta agressora de outros usuários.


Dirigir Preventiva é um comportamento que insiro na minha condução, um comportamento seguro e de previsão e prevenção.


Direção Corretiva é aquela que o motorista já está numa situação de risco e precisa tomar atitudes pra tentar sair dela ileso. Lembrando que essa situação de risco é ocasionada com sua própria agressividade ou descuido.


Direção Agressiva é aquela que o motorista dirige ativa e imprudentemente, não se preocupando com outros usuários do sistema de trânsito.


Direção Descuidada é aquela em que o condutor dirige despreocupadamente (passivo) mas que causa risco aos outros integrantes dom sistema viário.


Assim, Dirigir Preventivamente evita a colisão, o impacto entre veículos, evita os atropelamentos, independentemente de quem esteja certo ou errado; é a precaução diante de uma observação de uma condução perigosa ou de risco de outro motorista, pedestre ou ciclista. A atitude do motorista é de previsão e prevenção. Faço a previsão de um comportamento agressivo no trânsito e aplico meio de prevenção para não entrar nessa situação de risco e perigosa antecipadamente.
Para Adquerir clique na imagem



Nenhum comentário:

O GOVERNO TE ENGANOU

  Lançado em janeiro de 2022, com o início das operações em abril do mesmo ano, o Cerco Inteligente conta com 843 câmeras ativas em 290 pont...