quarta-feira, 29 de novembro de 2017

DIRIGIR UM CAMINHÃO COM A CATEGORIA B

PODE?



Todos sabemos que a categoria B, segundo a Legislação de Trânsito, cabe a quem possui um veículo "cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista."

E numa exceção, o condutor de categoria B também pode "conduzir veículo automotor da espécie motor-casa, definida nos termos do Anexo I deste Código, cujo peso não exceda a 6.000 kg (seis mil quilogramas), ou cuja lotação não exceda a 8 (oito) lugares, excluído o do motorista."    

Sendo assim, se caso o condutor de categoria B for flagrado dirigindo um caminhão, que é próprio da categoria C, estará infringindo o artigo 162 inciso III do Código de Trânsito. 

No entanto, a Volkswagen acabou de certa forma com esse problema legal e lança o Delivery Express, que é um caminhão que corresponde exatamente às exigências da CNH de categoria B, já que o seu peso bruto total não excede 3,5 toneladas. 

Pense numa antiga Ford F-250 Cabine Dupla. Ou na mastodôntica RAM 2500 . São picapes tão grandes que precisam de habilitação de categoria C, para veículos acima dos 3.500 quilos.

Agora olhe para o novo VW Delivery Express aí em cima. É um caminhão, mas por incrível que pareça, pode ser dirigido por pessoas com habilitação de categoria B – aquela que quase todos nós temos.

Isso porque a Volkswagen limitou o Peso Bruto Total (PBT) da versão de entrada de seu caminhão a 3,5 toneladas, liberando sua condução para motoristas comuns. E ainda custa menos que uma Amarok cabine dupla.

Enfim, pelo que parece, teremos em breve uma nova categoria de veículo nas ruas

Saiba mais sobre o caminhão clicando aqui:


Nenhum comentário:

O GOVERNO TE ENGANOU

  Lançado em janeiro de 2022, com o início das operações em abril do mesmo ano, o Cerco Inteligente conta com 843 câmeras ativas em 290 pont...