terça-feira, 9 de janeiro de 2018

TERCEIRA LUZ DE FREIO? O QUE É ISSO?


Muitos proprietários de veículos desconhecem a chamada Terceira Luz de Freio. Todo automóvel tem que sair de fábrica com duas lâmpadas de freio, chamada de freio de serviço. Essas são bem conhecidas do público em geral. Mas e a terceira luz de freio? O que é isso? Onde fica? Quais são seus defeitos principais e suas características? É um acessório obrigatório? Pode resultar em infração de trânsito? 
A terceira Luz é também conhecida como “brake light” (literalmente: luz de freio) e tem como objetivo reduzir às chances de acidentes por causa da sua posição elevada em relação as outras duas lâmpadas de freio. Sua potência também ajuda nesse sentido. Tudo é uma questão de “ser visto” por outros motoristas, seja na estrada ou em vias de grandes centros.
O brake light consiste numa opção de segurança para instalação na parte traseira de um veículo. Geralmente posicionada na parte superior, tangenciando o vidro de trás, representa uma maneira de tornar mais visível para o condutor que vem por trás que o carro à sua frente está acionando os freios.
É obrigatório?
Sim. Mas somente para veículos fabricados depois da regulamentação. Em fevereiro de 2007,  foi publicada a  Resolução  227 do CONTRAN. Foi decidido que veículos fabricados a partir de janeiro de 2009 teriam que sair com o brake ligth de fábrica. Também houve a recomendação para não usar vidro muito escuro, o que poderia atrapalhar o funcionamento básico da terceira luz de freio. Evidentemente que veículos anteriores a essa resolução não são obrigados a ter o brake ligth, pois a lei no Brasil não retroage. Mas se ele foi instalado como um acessório pelo motorista, mesmo que em carros mais antigos, o bom funcionamento é obrigatório e sujeito as mesmas multas.

qual é a infração?
A infração em relação a terceira luz de freio está disposto no artigo 230, inciso XXII:
                    Conduzir o veículo:
       com defeito no sistema de iluminação, de sinalização ou com lâmpadas queimadas:

        Infração - média e 4 pontos;
        Penalidade - multa de 130,16.


Fontes:

http://www.maosaoauto.com.br/2017/11/o-que-e-a-terceira-luz-de-freio/

https://hintigo.com.br/brake-light/

2 comentários:

Unknown disse...

O que pode acontecer com os veículos que saíram de fabrica sem a terceira luz de freio (Black light)...

Unknown disse...

Meu carro um Voyage G8 19/20, percebi a poucos dias que ele não veio com a terceira luz de freio (Black light) que desde 2007, se tornou obrigatório sair com esse item de fabrica...
Inclusive já fui questionado por um guarda de trânsito, e com uma boa conversa consegui que ele né liberasse sem punição, o que pode ser feito, ou que posso exigir da montadora....??

O GOVERNO TE ENGANOU

  Lançado em janeiro de 2022, com o início das operações em abril do mesmo ano, o Cerco Inteligente conta com 843 câmeras ativas em 290 pont...