PALESTRAS E TREINAMENTOS



Há situações que juntas, consomem boa parte do tempo de nossas vidas.

Primeiro: dormir.
Um brasileiro médio passa 23 anos, 9 meses e 7 dias de sua vida dormindo. Isso levando em conta oito horas de sono diárias e a expectativa de vida no país, que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é hoje de 71 anos. Se chegarmos aos 90 anos, dormiríamos cerca de 30 anos. Ou seja 1/3 de nossa vida.

Segundo: trânsito.
O tempo perdido no trânsito também consome uma boa parte do nosso precioso tempo de vida e de acordo com a pesquisa de Mobilidade Urbana, da Rede Nossa São Paulo e a Fecomercio-SP, duas horas é o tempo mínimo gasto no deslocamento principal do dia, para ir ao trabalho ou à escola e o tempo médio é de duas horas e 38 minutos.

Já uma pesquisa da Firjan diz que quem trabalha no Rio leva em média 2h21min para ir e voltar do trabalho para casa.

Segundo a revista “Exame.com” os paulistanos levam 3 dias por ano só para ir e voltar do trabalho.

Vamos pensar que em 12 meses iremos acessar o trânsito 11 meses e em 6 dias por semana para irmos de casa/trabalho (ida e volta) ou casa/escola (ida e volta) e vamos colocar um tempo médio diário de duas horas somente.

2 (duas horas diária) x 6 (dias por semana) x 11 (meses) = 132 horas por ano.

Imaginemos que temos esse acesso de consciência ao trânsito a partir dos 7 anos de idade quando a maioria de nós começa a ir para a escola com os pais de carro, ônibus ou van escolar e que viveríamos até os 71 anos de idade.

Teríamos de experiência no trânsito e tempo de vida em risco iminente e em perigo constante em torno de 8.448 (oito mil e quatrocentas e quarenta e oito) horas. Isso somente no deslocamento de ida e vinda para escola/casa ou trabalho/casa.

Claro que isso está exposto de maneira bem simplificada, pois se contar quem utiliza o trânsito para seu trabalho diário, tais como os motoristas de transporte de coletivo ou carga, os taxistas, os motofretistas, os mototaxistas, os que utilizam o veículo como meio de deslocamento de trabalho, etc. teríamos pessoas que passam mais da metade de vida no trânsito.

Isso nos leva a conclusão de que o trânsito consome uma boa parte de nossas vidas em horas perdidas nos deslocamentos diários simples.

Por conta disso, precisamos saber utilizar as vias de trânsito com sabedoria e consciência cidadã. Pois em uma boa parte de nossas vidas iremos em algum momento se deparar com situações nas quais muitas das vezes teremos que agir, ser assertivos. Não tem como fugir de algo que faz parte do nosso dia-dia.


Por isso, o melhor é saber fazer, onde fazer e como fazer. Direção Preventiva ajuda você a melhorar sua conduta no trânsito e diminui os riscos e perigos existentes no trânsito diário.


video


ADQUIRA O LIVRO DIREÇÃO PREVENTIVA CLICANDO NA IMAGEM


OU A APOSTILA DO LIVRO PELO E-MAIL ABAIXO

prof.alexandrebasileis@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

CASSAÇÃO OU SUSPENSÃO DA PPD E CNH

VIOLAR A SUSPENSÃO É CRIME?

ROTATÓRIAS NO EXAME DE PRIMEIRA HABILITAÇÃO